top of page

DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGA E TERAPEUTA: COMO CADA UM PODE TE AJUDAR COM SUAS DIFICULDADES EMOCIONAIS?

Atualizado: 2 de jul. de 2024

A diferença entre #psicóloga e terapeuta é fácil de entender e compreender. Embora essas palavras sejam usadas como sinônimos de vez em quando, há diferença entre os profissionais. A principal delas encontra-se já na formação.


Todavia, tanto a Psicóloga quanto o terapeuta atuam na área da saúde, dedicando as suas habilidades para ajudar as pessoas a lidar com suas dificuldades e conflitos emocionais pra viverem com mais qualidade e bem-estar mental, emocional e social.


AFINAL, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGA E TERAPEUTA?

A principal diferença entre Psicóloga e terapeuta está na formação. Terapeuta é todo indivíduo formado em uma ou mais áreas de assistência à saúde humana, seja física ou psicológica.


Profissionais que tenham completado formação em técnica terapêutica também se encaixam nesse termo. Nesse caso, é comum ouvir o termo “Terapia Holística”. Esse tipo de terapia foca no conjunto formado por corpo, mente e espírito, enxergando o ser humano em sua totalidade. A principal diferença entre Terapeuta e Psicóloga nesse caso é que o Terapeuta atua sem graduação superior.


O Brasil reconhece, ao todo, 29 práticas terapêuticas. O Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, oferece muitas delas. Apesar da lei não restringir a prática de determinadas Terapias Alternativas somente aos profissionais da saúde, eles tendem a ter mais interesse nelas. Além de terem afinidade com o atendimento e o tratamento de pacientes, algumas práticas exigem conhecimentos técnicos. Assim, é mais fácil para eles aprenderem a executá-las. Já por outro lado, algumas práticas são reconhecidas por conselhos profissionais, como o de fisioterapia, enfermagem e biomedicina. Logo, somente um pequeno grupo de profissionais pode aprendê-las.


A Psicóloga é a profissional com bacharel em Psicologia. Todavia, quando atua na área clínica, ou seja, trabalha diretamente com a #psicoterapia, ela também é chamado de terapeuta. Este termo é a abreviação da palavra “Psicoterapeuta”, muito usado na linguagem coloquial. Psicólogas(os) que atuam nas áreas organizacional, escolar, hospitalar, entre outras, não são considerados Terapeutas.


COMO A PSICÓLOGA ATUA?

A Psicóloga Clínica atende pacientes individualmente ou em grupo. Os grupos também podem ser formados por familiares ou casais. O acompanhamento psicológico individual pode requerer a presença de parentes em algumas consultas psicólogicas, como acontece com as crianças e adolescentes.


Diversas abordagens psicoterapêuticas são utilizadas por essa profissional, como a Psicologia Junguiana, Psicanálise, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Existencial-Humanista, Terapia Positiva, Terapia Sistêmica, entre outros. Nesses casos, o termo “Terapia” é a abreviação de Psicoterapia. Por isso, muitas pessoas se referem a Psicóloga como terapeuta.


Durante as consultas com a Psicóloga, são abordados as demandas, os incômodos emocionais e psicológicos do paciente, os quais possuem as mais variadas origens. São impasses no trabalho, no relacionamento, com a família, com os amigos ou com ele mesmo.


A profissional incentiva o paciente a fazer autorreflexões, questionando-o sobre suas emoções, sentimentos e modo de pensar ao mesmo tempo em que transmite esclarecimentos sobre a psique humana. Desse modo, o paciente modifica padrões de pensamentos e comportamentos, tornando-se capaz de realizar mudanças significativas em sua vida.


ree

Além disso, o paciente da psicoterapia desenvolve aptidões emocionais para gerir as suas #emoções e o estresse do dia a dia, assim como para lidar com os acontecimentos da vida de forma mais racional. Não se trata apenas do tratamento de transtornos mentais, como a #depressão e a #ansiedade, mas também de uma transformação pessoal que acompanha o paciente por toda a vida. As consultas psicológicas podem seguir somente por algumas semanas ou meses, ou se estender por anos de acordo com a necessidade e a vontade de cada paciente. Para fins de esclarecimento, veja mais alguns BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA feita com a ajuda de uma Psicóloga:

  • Desenvolve a inteligência emocional;

  • Estimula a saída da zona de conforto;

  • Diminui ou acaba com a indecisão;

  • Restaura relacionamentos, sejam amorosos ou não;

  • Torna a comunicação mais eficiente;

  • Promove o pensamento racional;

  • Induz paciente ao autoconhecimento;

  • Ressignificar acontecimentos ruins do passado;

  • Melhora o jogo de cintura em situações sociais;

  • Incentiva o paciente a deixar a zona de conforto;

  • Fortalece e resgata a saúde mental;

  • Alivia sofrimentos diários.


QUANDO PROCURAR A PSICOTERAPIA?

Pessoas de qualquer idade podem procurar a psicoterapia quando julgarem necessário. Crianças, jovens, adultos e idosos todos são suscetíveis a serem incomodados por questões emocionais de difícil resolução ou por transtornos mentais. Independentemente se o seu sofrimento emocional for situacional (relacionado ao trabalho ou relacionamento) ou envolver conflitos internos (questionamentos sobre identidade), a psicóloga poderá ajudá-lo. Se você estiver sofrendo com um trauma remanescente do passado ou sintomas de depressão, a psicoterapia torna-se ainda mais importante.


Muitas pessoas receiam fazer psicoterapia por temerem parecer fracas ou fora da normalidade/malucas. Porém, é necessário compreender que buscar ajuda profissional é uma demonstração de coragem e amor-próprio. Antes de buscar a psicoterapia, você precisa aceitar a sua condição de ser imperfeito, assim como todas as pessoas. Às vezes é necessário pedir ajuda para resolver problemas e está tudo bem. Preocupar-se com a sua #saúde mental e buscar sua melhora a cada dia não é vergonhoso. Essa atitude garante uma vida mais equilibrada e com menos sofrimento emocional.


Para escolher a melhor abordagem para o seu caso, é recomendado conversar com a Psicóloga durante o primeiro contato, explicar os seus objetivos e relacioná-los com a abordagem do profissional.


Tenha uma Psicóloga Junguiana para chamar de sua!


No consultório digital online da "NLS Psicóloga" os pacientes encontram um ambiente virtual seguro e acolhedor para serem atendidos, além de se encaixar perfeitamente em sua agenda!


A #psicoterapiaonline permite que o paciente permaneça em casa enquanto é atendido em um horário confortável em sua rotina. Não há necessidade de deslocamento até o consultório presencial em São Bernardo do Campo - SP, o que pode ser vantajoso para pacientes cujo tempo livre é limitado. Dessa forma,mental com praticidade e alta qualidade.


A qualidade do atendimento psicológico online não difere do presencial. A dinâmica entre a Psicóloga e o paciente é a mesma e, em alguns casos, pode ser até melhor dependendo da familiaridade do paciente com a internet. Além disso, é mais fácil especialmente para moradores de outras cidades do Brasil ou brasileiros em outros países.


ree

Por fim, é só enviar mensagem agora mesmo pelo WhatsApp para agendar uma consulta #psicológica com a NLS Psicóloga, clicando aqui.


Este POST te ajudou?


Compartilhe com os seus #amigos, por favor, nas suas redes sociais.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page