AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: O QUE É, TIPOS E OS BENEFÍCIOS
- Nathaly Leite Silvestre
- 21 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de jul. de 2024
A Avaliação Psicológica é um dos instrumentos da psicologia utilizados por nós psicólogos para poder auxiliar os nossos pacientes a solucionar dificuldades, problemas, a profissional precisa, compreender primeiro quais são eles, não é mesmo?
E não apenas isso! A profissional também deve selecionar os instrumentos, métodos e técnicas mais adequados para sanar as demandas emocionais e psicológicas do paciente.
A avaliação de caráter psicológico, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), serve esses propósitos. Ela pode ser aplicada em diversas situações, desde o contexto profissional até o de cirurgias eletivas, jurídico e do trânsito.

O QUE É AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
A avaliação psicológica não é uma simples avaliação, mas, sim, um dinâmico processo de investigação de fenômenos psicológicos.
O objetivo da avaliação psicológica é identificar todos os pontos que ajudarão a psicóloga a tomar as decisões mais adequadas para o tratamento de seus pacientes.
Através da avaliação, a profissional consegue compreender o funcionamento psicológico das pessoas, grupos e/ou instituições as quais atende.
Com esse conhecimento em mãos, ele se torna apto a eleger o melhor método para tratar às suas demandas psicológicas.
A avaliação também é útil para os pacientes, visto que promove a alteração de comportamentos, pensamentos e crenças disfuncionais. Essa mudança acontece de maneira gradativa ao longo das sessões de psicoterapia.
Dependendo da resposta do paciente, pode ser necessário mudar métodos e técnicas para aprimorar o acompanhamento psicoterapêutico.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E TESTE PSICOLÓGICO?
A testagem psicológica, ou o teste psicológico, é um procedimento pontual.
O indivíduo passa por um único teste para obter o resultado desejado sobre um assunto específico. Ele somente leva em consideração o conteúdo dessa descoberta, e não o contexto em que o paciente está inserido.
A avaliação psicológica, por outro lado, requer informações provenientes de várias fontes para enriquecer a compreensão do comportamento humano.
Assim, é feito o uso de entrevistas, observações sistemáticas, análises de documentos e testes.
Logo, a testagem psicológica é uma etapa que compõe o processo de avaliação.
QUAIS OS TIPOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
A avaliação psicológica serve múltiplos propósitos. Além do contexto da psicoterapia clínica, o profissional formado em psicologia pode aplicar a avaliação nas seguintes situações:
● Avaliação psicológica no contexto jurídico;
● Avaliação psicológica para as organizações e empresas;
● Avaliação psicológica para profissionais da área da aviação;
● Avaliação psicológica para PCDs;
● Avaliação psicológica para concursos e processos seletivos;
● Avaliação psicológica para estudantes;
● Avaliação psicológica para porte de armas;
● Avaliação psicológica para trânsito;
● Avaliação psicológica para atividades esportivas;
● Avaliação psicológica para reprodução assistida, como no caso da inseminação “in vitro”; e
● Avaliação psicológica para procedimentos como laqueadura, vasectomia, cirurgias plásticas e cirurgias para reafirmação de gênero.
Nos casos mencionados, a avaliação se faz necessária para preparar, no que diz respeito aos aspectos psicológicos, o paciente para enfrentar uma situação específica ou para determinar o seu nível de aptidão.
Vale destacar que a avaliação não é compulsória em todos os contextos. A necessidade de passar por uma para um procedimento cirúrgico, por exemplo, depende do contexto da sua realização.
Se o médico julgar necessário que o paciente passe por um acompanhamento, visando preservar o seu bem-estar emocional e psicológico, ele será submetido ao processo de avaliação. O próprio paciente também pode requisitar uma avaliação do seu médico ou psicólogo.
Já no caso da avaliação voltada ao porte de armas, a função é determinar se o requerente está apto psicologicamente a manusear uma arma de fogo.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), ela também tem como função fornecer informações para estabelecer procedimentos para avaliar profissões que fazem uso de arma de fogo.
QUAIS SÃO AS RESPOSTAS FORNECIDAS PELA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
Para os pacientes, a avaliação fornece informações detalhadas acerca de padrões de comportamento, pensamentos, emoções.e sentimentos.
Muitas vezes os pacientes chegam à psicoterapia frustrados com uma área de suas vidas ou um comportamento em particular após terem tentado entender ou mudar a questão problemática.
O problema/dificuldade é que a compreensão das pessoas sobre as suas próprias atitudes tende a ser enviesada e incompleta. Um comportamento atual pode ser o reflexo de uma crença enterrada no inconsciente.
Essa, por sua vez, pode ter sido criada muitos anos atrás, tornando a sua identificação difícil.
Por exemplo, ela é capaz de apontar a qualidade das habilidades interpessoais do indivíduo, evidenciando as suas forças e fraquezas. Assim, é possível traçar, com exatidão, quais condutas, crenças e sentimentos devem ser alterados para que o paciente tenha a performance desejada em ambientes sociais.
E QUAIS OS LIMITES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
É preciso compreender que, embora a avaliação de caráter psicológico forneça informações mais certeiras que outros tipos de avaliações comportamentais, ela não é milagrosa.
É preciso compreender que, embora a avaliação de caráter psicológico forneça informações mais certeiras que outros tipos de avaliações comportamentais, ela não é milagrosa.
Leis e o que diz o Código de Ética da Psicologia sobre ofertar serviço de avaliação psicológica
O Conselho Federal de Psicologia não considera a formação em psicologia obrigatória para a aplicação da avaliação psicológica em alguns contextos, mas estabelece critérios para a atuação profissional.
No caso da avaliação voltado ao registro ou porte de arma, bem como no âmbito do trânsito, além dos critérios mencionados, é necessário ter formação em psicologia e inscrição no conselho de classe.
Os profissionais precisam ter um credenciamento específico para essas situações para que o trabalho seja desenvolvido de maneira adequada.
A realização da avaliação por um profissional que, além de possuir conhecimento da psiquê humana e dos instrumentos psicológicos, segue o Código de Ética que rege a profissão é, sem dúvidas, mais confiável e segura.
Entre os princípios éticos estabelecidos pelo CFP para a prática desse tipo de avaliação, estão:
● Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, técnico e tecnicamente;
● Prestar serviços psicológicos de qualidade;
● Fornecer informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo;
● Informar os resultados decorrentes da avaliação, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisão; e
● Respeitar sigilo profissional a fim de proteger a intimidade do avaliado.
Os benefícios provenientes da avaliação psicológica são inúmeros. Fico a disposição para realizar a sua Avaliação Psicológica. Tenha uma Psicóloga Junguiana para chamar de sua!
Comentários